Desentupidora e Dedetizadora

Agenda
Plantão

Do Zika Vírus à Doença do pombo: 7 ações para evitá-los!

Todos nós sabemos que algumas ações simples são eficazes quanto a eliminar a proliferação de insetos e animais.

Manter jardins e quintais limpos, evitar o aglomerado de entulhos, são ações e cuidados necessários que todos devem ter para evitar o acúmulo de água parada e impedir que alguns locais tornem-se moradia para animais e insetos causadores de diversas doenças. Uma rotina de prevenção que permita que você fiscalize os locais propensos à infestação de insetos deve também fazer parte do seu dia a dia.

Infelizmente, nós sabemos que por mais que tenhamos o cuidado com o nosso quintal e casa, corremos o risco de adquirir doenças causadas por insetos e animais transmissores por meio da falta de prudência e de ação dos nossos vizinhos. Dessa forma, ainda que façamos corretamente a limpeza, temos também que ter outros cuidados básicos para espantar qualquer possibilidade de contágio, mesmo que os vetores insistam em invadir nossas casas por meio da falta de responsabilidade dos nossos vizinhos.

Diante disso, separamos para você 7 dicas e ações caseiras, simples e práticas para que você comece ainda hoje a eliminar essas ameaças à saúde da sua casa.

1- VETOR: AEDES AEGYPTI

 

Aedes Aegypti MosquitoEstas três doenças, Zika Vírus, Dengue e Chikungunya, são causadas pelo mesmo vetor, o Aedes aegypti, e, como todos já sabemos a melhor maneira de se combater o transmissor da doença é eliminando os focos de proliferação do mosquito, que no caso são locais onde há acúmulo de água parada.

Solução: Cravo da Índia com Álcool

 

Os produtos químicos vendidos para espantar esses insetos são mais eficazes, mas também mais tóxicos e nocivos à saúde. Dentro de casa, você pode afastar esses vetores através de uma receita caseira que foi aprovada até por especialistas da área. Essa receita caseira que funciona consiste em misturar cravo da índia com álcool.

Deixe, por 3 dias, essa solução separada para que os seus componentes reajam tornando-se um repelente natural. Você pode borrifar na sua casa e também passar pelo corpo.

2- VETOR: RATOS

 

Desratização PHOs roedores transmitem inúmeras doenças, mas a mais conhecida é a Leptospirose, transmitida pela urina dos roedores e que penetra no homem através das mucosas ou machucados.

Solução: Óleo de hortelã

 

O tratamento é feito com base em antibióticos, mas se o diagnóstico não for feito em tempo hábil, pode levar ao óbito. Para espantar ratos, utilize óleo de hortelã: umedeça em um algodão o óleo de hortelã e passe em áreas onde é possível que seja o caminho por onde os ratos passam na sua casa. Você pode também cultivar hortelã em vasos próximos a esses locais de entrada. O cheiro é muito intenso para esses roedores.

Contar com empresa uma especialista neste caso e que tenha os inseticidas certos é realmente uma solução mais definitiva e eficaz.

3- VETOR: BARATAS

 

anti-barataComo esse inseto vive em lugares com alto índice de contaminação como o esgoto, a Barata torna-se um transmissor de várias doenças. A Hepatite A é mais comum e conhecida transmitida por esse inseto. Ao ingerir alimentos ou água contaminada, rapidamente a doença se espalhará pelo sangue indo até o fígado, causando sua infecção.

Soluções: Vinagre branco ou Folhas de Louro

 

Ações simples são eficazes para espantá-las de casa, mas o primeiro passo é manter o seu lar sempre limpo. Uma solução caseira é passar um pano umedecido em uma solução de água e vinagre branco nos locais onde elas circulam com mais frequência, por exemplo, bancadas, piso e paredes. Essa é uma solução mais de cunho de limpeza para não atraí-las.

Folhas de louro também podem ser colocadas em locais específicos da sua casa onde as baratas tem a tendência de passar, como cozinhas e banheiros. Não se esqueça de trocar as folhas de louro de 2 em 2 semanas! Essas são algumas dicas simples e caseiras para mantê-las fora da sua casa.

Caso você perceba que o problema é maior e que pode tornar-se uma infestação não só delas, mas também de outros transmissores de doenças, entre em contato com um especialista em dedetização. Apenas produtos químicos aplicados com segurança podem eliminar de vez esses insetos.

4- VETOR: CUPINS

 

cupinsEmbora o cupim não esteja ligado a doenças infecciosas, ele degenera alguns materiais como concreto, alumínio, plástico e chumbo, para chegar à madeira, e aí acumulam poeira juntamente com as partículas dos seus ninhos. A exposição a essas partículas pode causar graves reações alérgicas ou ataques de asma. É possível identificar a presença de cupim quando se encontra um pó granulado que são as fezes do cupim.

Solução: Tinta verniz

 

Infestações desse inseto só são eliminadas com o uso de produtos químicos específicos aplicados por um especialista em dedetização. Para evitar o seu aparecimento, técnicas simples podem ser feitas em sua própria casa. Aplique tinta e verniz na parte externa dos móveis e qualquer outro objeto que seja de madeira. Essa aplicação veda brechas que seriam o local de entrada desses cupins.

5- VETOR:POMBO

 

pomboAlgumas doenças são causadas pelo Pombo como Criptococose, Salmonelose, Histoplasmose, Ornitose, Toxoplasmos, Alergias, Dermatites, Tuberculose Avícola, entre outras. São muitas as doenças causadas por esse “Inofensivo” animal. Essas doenças podem ser transmitidas através da inalação das fezes secas que se depositam em diversos locais e do seu piolho que pode cair sobre as pessoas enquanto ele voa. Fora de casa a prevenção é mais difícil, uma vez que estamos constantemente próximos a esses animais, mas dentro de casa, no quintal ou até mesmo nas varandas dos apartamentos é possível sim, através de um método muito fácil, mantê-los longe.

Solução: A Coruja

 

A receita pode parecer que não funciona, mas funciona sim! Compre uma coruja artificial, mas não está valendo foto de coruja ou corujas de brinquedo! Por mais incrível que pareça já flagramos algumas tentativas bizarras!

Só funciona se a coruja utilizada realmente for uma cópia fiel de uma coruja viva. Após a compra da coruja artificial coloque-a em um lugar visível e próximo a o ambiente que as pombas costumam frequentar. O resultado é incrível! As pombas não aparecem mais!

6- VETOR: CARRAPATO

 

carrapatoEsses insetos podem transmitir inúmeras doenças graves e fatais que atingem os homens e os animais. Todas as doenças são bem conhecidas, principalmente para aqueles que possuem animais de estimação.

Solução: Talco

 

Existem talcos anticarrapatos que são usados para você passar no seu animal de estimação. Esse mesmo talco pode ser colocado no saco do aspirador de pó e em seguida, aspire toda a sua casa. A vantagem desse método é reduzir a infestação sem ter que tirar as pessoas e o seu animal de estimação de casa.

Para que você tenha realmente um bom resultado na eliminação dos carrapatos é fundamental contratar uma empresa especialista na eliminação desses insetos. Como os ovos dos carrapatos ficam muitas vezes em ambientes de alvenaria e locais mais escuros, a dedetização alcança esses locais eliminando de vez os ovos dos carrapatos que foram ali depositados.

7- VETOR: CARAMUJO

 

caramujoA esquitomossomose é uma doença causada por um parasita que além do homem, precisa do hospedeiro caramujo para completar o seu ciclo de vida. A prevenção do contágio está em não entrar em contato com água aonde existem esses hospedeiros intermediários que estejam infectados.

Solução: Limpeza da Caixa D’água

 

Dentro de casa, um ambiente propício a esse caramujo e também à proliferação do Aedes aegypti é a caixa d’água. Uma ação extremamente simples e eficaz é manter a caixa d’água tampada. Conferir se a sua caixa d’água não está mal colocada ou quebrada. Outra ação importante é limpar a caixa d’água de 6 em 6 meses com água sanitária.

Nunca utilize produtos de limpeza como detergente e sabão. Procure fazer esse procedimento com um especialista, pois existe uma forma específica de limpar a caixa e a quantidade certa do uso de produtos específicos.

Fique muito atento a isso, pois é desse local que vem a água que você e sua família consomem.

PARA FINALIZAR

 

Como visto, há insetos e animais transmissores de doenças e vírus que podem ser espantados com simples receitas ou ações caseiras. Para muitos, a prevenção está na limpeza constante do local e do manuseio correto do lixo.

Caso você esteja passando por um problema de infestação ou deseja evitar que sua casa receba uma visita inesperada desses transmissores, a melhor e definitiva forma de espantá-los ou de acabar com infestações é realmente contar com especialistas em dedetização, que possuem produtos químicos adequados e experiência no manuseio desses produtos.

Voltar

Certificações

Nossa Localização

Rua Pitt, 278 - União, Belo Horizonte, MG - Cep.: 31170-610
(31) 2531-4141 / Plantão 24h (31) 98826-9008

Agência Vetta